ABSAE, ABSOLAR e ABEEólica assinam nota conjunta em defesa da realização do LRCAP-Baterias em 2025
- ABSAE
- 10 de abr.
- 1 min de leitura

A Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (Absae), Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) publicaram, nesta quinta-feira (10), uma carta conjunta defendendo a realização do Leilão de Reserva de Capacidade para sistemas de baterias (LRCAP-Baterias) ainda em 2025. As entidades afirmam que a medida é urgente para garantir suprimento de flexibilidade a partir de 2027.
No documento, as entidades defendem o cancelamento do leilão térmico e afirmam que a resistência de empreendimentos do setor aos requisitos mínimos de flexibilidade apenas confirma a limitação estrutural dessa tecnologia frente às novas necessidades do sistema. O risco de ampliação da contratação de usinas térmicas com baixa flexibilidade também poderá implicar no despacho prolongado destas usinas e agravar o aumento do curtailment (corte de geração) das fontes renováveis variáveis, como eólica e solar, um efeito contrário à transição energética e à modicidade tarifária, além de representar desperdício de energia limpa e de baixo custo disponível no sistema.
Em contrapartida, os sistemas de armazenamento de energia por baterias (BESS), reconhecidos globalmente como solução para este desafio, podem ser instalados com rapidez, podendo ser um aliado da operação, oferecendo a flexibilidade, agilidade no tempo de resposta, sem consumo de combustíveis fósseis.
" É viável que projetos de BESS contratados ainda neste ano estejam operacionais antes de 2027, garantindo suprimento firme de flexibilidade, com zero custo variável e total aderência à transição energética brasileira", diz trecho da publicação.
Comentários