top of page

ABSAE celebra avanço do Ministério de Minas e Energia ao considerar baterias como ativos de transmissão

Brasília, 07 de novembro de 2024 – A Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (ABSAE) reconhece e apoia a iniciativa do Ministério de Minas e Energia (MME), que, por meio do secretário de Planejamento e Transição Energética, Thiago Barral, anunciou na última terça-feira (22) que o governo estuda a inclusão de baterias como ativos de transmissão no sistema elétrico nacional.

 

O anúncio ocorreu durante a abertura da 15ª edição do Brazil Windpower, em São Paulo, onde Barral representou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

 

Para a ABSAE, essa proposta é um marco no setor energético brasileiro. A inclusão de baterias na infraestrutura de transmissão potencializa a importância, despachabilidade e a confiabilidade das fontes renováveis variáveis, como solar e eólica, que já têm papel central na matriz energética de baixo carbono do Brasil. Ao reconhecer as baterias como ativos regulatórios, o país não apenas estimula investimentos, mas também acelera a transição energética e se alinha às melhores práticas internacionais.

 

Markus Vlasits, presidente da ABSAE, destaca a importância dessa decisão: “valorizar os sistemas de armazenamento como parte da infraestrutura de transmissão é uma medida de importância estratégica. Esta medida potencializará o uso de energias renováveis e garante maior flexibilidade e segurança ao sistema elétrico. Essa iniciativa tem o poder de transformar o mercado, atraindo novas tecnologias e investimentos estratégicos para o Brasil.”

 

A ABSAE tem sido um ator crucial nesse processo, promovendo o diálogo direto com o governo e os órgãos reguladores para acelerar a adoção de tecnologias de armazenamento de energia. Desde sua criação, a associação tem contribuído ativamente na construção de políticas públicas que consolidam o uso do armazenamento como pilar da transição energética no Brasil.

 

“A ABSAE está à disposição do MME para continuar colaborando na formulação de políticas públicas que garantam o pleno desenvolvimento dessa tecnologia no país. Essa é uma oportunidade única para integrar inovação e sustentabilidade, posicionando o Brasil como protagonista no uso de fontes renováveis e tecnologias avançadas de armazenamento,” concluiu Vlasits.

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
#LOGOS3.png
bottom of page