A edição de 2024 da Conferência EES South America 2024 e da Intersolar representa um marco importante na trajetória da Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (ABSAE): seu aniversário de um ano.
A Associação foi lançada durante o evento de 2023, com o compromisso de estar à frente da transformação do setor de energia no Brasil através de soluções inovadoras e sustentáveis. Para celebrar a data, a ABSAE patrocinou um coquetel nesta quarta-feira (28) que fechou o primeiro dia de programação da EES.
A ocasião contou com a presença dos fundadores Markus Vlasits, presidente da ABSAE, Adalberto Moreira, vice-presidente da Associação, os conselheiros Sérgio Jacobsen, CEO da MicroPower Energia, e Marcelo Rodrigues, VP Negócios, Marketing & Inovação da UCB. Também estiveram presentes associados, representantes de empresas do setor de energia, expositores e palestrantes do evento que aproveitaram a oportunidade para conhecer melhor a Associação e fazer networking.
Vlasits discursou durante o coquetel para agradecer aos mais de 28 associados que a entidade possui atualmente, ressaltando o esforço da associação para que o setor de armazenamento de energia avance no Brasil. “Eu sou muito grato por essa parceria, por essa coloração. E tudo indica que estamos apenas no início dessa parceria. Gratidão a todos vocês que estão nos dando esse voto de confiança”, disse.
Ao longo desse último ano, a ABSAE ocupou importantes espaços e conseguiu o respeito do Poder Público. Se tornou referência e protagonista sobre a questão do armazenamento de energia no Brasil e passou a ter papel relevante junto à órgãos reguladores, como a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico Sistema (ONS), além do Ministério de Minas e Energia.
Desde sua criação, a ABSAE esteve envolvida em discussões relevantes. A entidade esteve presente, por exemplo, em um importante seminário conduzido pelo MME focado nas "Perspectivas e Desafios para as Baterias no Sistema Nacional Interligado (SIN)". Também marcou presença em audiência pública na Câmara dos Deputado sobre o Leilão de Reserva de Capacidade.
O armazenamento de energia, embora já esteja avançando de forma exponencial em todo o mundo, é uma tecnologia nova no Brasil. O país ainda não conta com uma norma que permita dispor do armazenamento dentro da infraestrutura do setor elétrica. Para tanto, a ABSAE tem trabalhado para criar um ambiente regulatório que possa permitir que essa tecnologia seja adotada e expandida no Brasil.
Comments