Absae comenta queda no preço de baterias de íon de lítio e estima 15GW em projetos de baterias para o LRCAP
- 5 de ago. de 2025
- 1 min de leitura
Em entrevista ao portal Neofeed, o presidente da Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (Absae), Markus Vlasits, falou sobre os números do mercado brasileiro, com queda de 50% nos preços das baterias nos últimos quatro anos e crescimento anual projetado de 12,8% até 2034, com estimativa de receber R$ 70 bilhões de investimentos nesse período. Ele prevê uma expansão sem precedentes do armazenamento de energia no mercado brasileiro.
Vlasits avalia dois impulsionadores para esse avanço em potencial. Um deles a incorporação do uso de sistema de armazenamento de energia por parte de consumidores comerciais e industriais, como shoppings e fábricas. “Para o grande consumidor comercial-industrial que está olhando para a conta de luz, a conta fecha – a preocupação é reduzir o custo da energia”, explica.
Outro impulsionador para o setor é a decisão do governo federal de realizar, no segundo semestre, um leilão de reserva de capacidade específico para armazenamento de energia por baterias. A entrada do segmento para atender um sistema de grande porte, como o setor elétrico como um todo, vai elevar as empresas que atuam no mercado a um novo patamar.



Comentários