ABSAE intensifica mobilização sobre armazenamento durante a Missão Brasília
- ABSAE
- 3 de jul.
- 1 min de leitura
Atualizado: 9 de jul.
Ao longo de toda a manhã desta quarta-feira (3), a Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (ABSAE) esteve em reuniões com agentes do Governo Federal para debater assuntos pertinentes ao avanço da legislação e a implementação do sistema de armazenamento no Brasil. Os encontros marcam mais uma ação da Missão Brasília.
No Ministério de Minas e Energia (MME), a associação esteve com o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento (SNTEP), Gustavo Cerqueira, e toda a equipe técnica responsável pelos temas: Sistema Isolados, Comitê Gestor do Programa Pró-Amazônia Legal (CGPAL) e Leilão de Reserva da Capacidade.

Dando continuidade à programação, o grupo seguiu para uma agenda com diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Daniel Dana, relator da consulta pública 39/23, que regula o armazenamento de energia que também esteve acompanhado da assessoria técnica.
Em ambos os encontros, ABSAE apresentou dados relevantes sobre a viabilidade da implementação do sistema de armazenamento de energia por baterias e os principais desafios que o setor encontra para poder avançar com a tecnologia no país.
Mais uma vez, a entidade ressaltou a necessidade de desenvolvimento e modernização do sistema elétrico, assim como foi apresentado por vários atores do setor, nesta quarta-feira (2), durante a audiência pública realizada pela Comissão de Minas e Energia na Câmara dos Deputados.
"Temos exemplos sólidos da aplicação do BEES no Chile, Estados Unidos, Austrália , entre outros. O Brasil precisa avançar para garantir que o sistema elétrico não entre em colapso. A tecnologia é uma alternativa sólida e eficiente para garantirmos a segurança energética do nosso país", afirmou o presidente do Conselho de Administração da ABSAE, Markus Vlasits.

Comments