top of page

ABSAE marca presença no Workshop Programa Energias da Amazônia", em Belém


A Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (ABSAE) participou, nesta quinta-feira (21), do Workshop do programa Energias da Amazônia, realizado no Grande Auditório do Palácio Antônio Lemos, em Belém (PA).


O evento, organizado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), começou nesta quinta-feira (21) e segue até amanhã (22), com mais discussões e apresentações voltadas à transformação da matriz energética. O ministro Alexandre Silveira, além de representantes de instituições-chave do setor, como o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), marcaram presença hoje.

 

A convite do MME, a ABSAE participou ativamente das discussões desta quinta com palestras do presidente do conselho, Markus Vlasits, e do conselheiro da entidade, Marcelo Rodrigues. Também estiveram presentes o vice-presidente da Associação, Adalberto Moreira, o conselheiro Cristino Saito, da Aggreko, além de integrantes da Eletrobras.

 

Rodrigues ressaltou a importância do evento, observando que o workshop reuniu as distribuidoras responsáveis pela concessão na Amazônia Legal, e destacou a contribuição da ABSAE para a agenda de transição energética.

 

“Mostramos aqui mais do que o discurso da bateria como protagonista. As baterias são essenciais para a universalização do sistema de energia, levando eletricidade para mais de 1 milhão de pessoas que ainda não têm acesso na Amazônia Legal. A ABSAE, junto aos seus associados, já realizou mais de 50 mil conexões em sistemas remotos na região, totalizando mais de 300 MW de armazenamento instalado. Esse avanço demonstra que o caminho para universalizar a energia passa pelos sistemas de armazenamento", disse.

 

O conselheiro frisou ainda a importância de reduzir a dependência de diesel em sistemas isolados, promovendo o uso de baterias e placas fotovoltaicas como alternativas sustentáveis.

 

Diretrizes para a descarbonização e o próximo leilão do Sisol


O evento também foi palco para o anúncio das diretrizes do próximo leilão de sistemas isolados (Sisol), parte dos esforços do MME para descarbonizar a matriz elétrica da Amazônia.

 

O presidente do Conselho de Administração da ABSAE, Markus Vlasitis, afirmou que “para sistemas isolados, com carga predominantemente residencial e comercial, a participação renovável ideal seria na faixa de 50 a 70%. Seria ideal no sentido de alcançar o menor custo global de geração”.

 

A participação da ABSAE no evento reafirma seu compromisso com a inclusão energética e com soluções inovadoras para desafios locais. A associação continuará trabalhando junto ao governo e às distribuidoras para impulsionar a transição energética no país, com foco na sustentabilidade e na inclusão.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
#LOGOS3.png
bottom of page