ABSAE participa de seminário no Rio de Janeiro em prol do marco regulatório para sistema de armazenamento
- 7 de jul. de 2025
- 1 min de leitura

A coordenadora da Câmara Temática Regulatória da Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (ABSAE), Mariana Galhardo, fez uma apresentação com modelos de negócios associados aos sistemas de armazenamento de energia durante o 13º Encontro do Grupo de Trabalho do INEA para Descarbonização e Transição Energética, no último dia 30, no Rio de Janeiro.
O fórum, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, teve como objetivo a construção do marco legal para a implementação da tecnologia no Rio de Janeiro, com foco no licenciamento ambiental. O debate buscou estabelecer as bases regulatórias para que o armazenamento de energia possa avançar e contribuir para a eficiência energética do estado e a transição energética do país.
Em sua apresentação, Galhardo trouxe dados detalhados sobre os modelos de negócios associados aos sistemas de armazenamento de energia, abordando as diferenças técnicas de cada um. Ela destacou os níveis de maturidade no mercado regulado brasileiro e os mecanismos para a obtenção de autorização, além de apresentar exemplos de aplicações da tecnologia que já funcionam em outros países, como Austrália, Chile e Estados Unidos.
“Trouxemos práticas globais para reafirmar que o armazenamento de energia por baterias é seguro e tem baixo impacto ambiental. Reforçamos que a tecnologia é uma alternativa necessária para o desenvolvimento sustentável no atual cenário operativo do SIN para garantir a segurança energética do Brasil e a atração de novos investimentos” afirmou Mariana.



Comentários