Absae é curadora no EES South America 2025
- 7 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de ago. de 2025

Consolidado como um evento essencial para baterias e sistemas de armazenamento de energia na América Latina, o Electrical Energy Storage (ees) South America acontecerá, de 26 e 28 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. O encontro faz parte do The smarter E South America, a maior aliança de feiras para o setor energético latino-americano, e conta com a curadoria da Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (Absae).
O evento reúne quatro grandes feiras, a conhecida feira e congresso Intersolar South America, a Eletrotec+EM-Power South America, a Power2Drive South America e EES South America, que é focada em armazenamento de energia e apresentará soluções de ponta para integrar energias renováveis às redes, equilibrar oferta e demanda e aumentar a confiabilidade do sistema.
O presidente da Absae e moderador no congresso, Markus Vlasits, destaca a importância do evento para o setor. “As grandes empresas e players do mercado se reúnem para debater e apresentar novidades, desafios encontrados, novas tecnologias e demais temas pertinentes ao armazenamento”, completa. O segmento ganha força, à medida que as baterias residenciais e de grande escala tornam-se essenciais para a segurança energética e as metas de descarbonização.
O mercados brasileiro de energia solar e armazenamento de energia está em rápida expansão, com a capacidade solar já superando 53 GW no início de 2025, estimulada principalmente pela geração distribuída e pela grande demanda dos setores comercial, industrial e do agronegócio. O armazenamento de energia também avança, com instalações atingindo mais de 600 MWh em 2024 e um valor de mercado previsto de US$ 3,8 bilhões até 2030.
Esse crescimento é impulsionado pelo alto preço da energia, instabilidade na rede e redução nos custos de tecnologias. No entanto, persistem desafios como a burocracia do licenciamento, incertezas sobre a regulamentação para sistemas de armazenamento, limitações da infraestrutura de rede em áreas remotas e a necessidade de mais opções de financiamento e capacitação da cadeia produtiva.
Armazenamento de energia
O avanço das energias renováveis e a abertura gradual do mercado cativo vêm transformando profundamente o setor elétrico brasileiro e trazendo desafios, como cortes de energia e saturação das redes de distribuição. O armazenamento de energia é uma solução essencial para transpor esses obstáculos.
Embora ainda em fase inicial, o setor brasileiro de armazenamento já conta com mais de 600 MWh em projetos instalados, comprovando sua viabilidade. Contudo, o crescimento futuro dependerá não apenas de inovação tecnológica, mas avanços regulatórios e políticas públicas adequadas.
*Com informações do The smarter E South America



Comentários