top of page

Atlas Renewable Energy: associada da Absae inaugura um dos maiores parques de baterias da América Latina no Chile, e Brasil fica para trás

  • Foto do escritor: ABSAE
    ABSAE
  • 30 de abr.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 5 de mai.

Enquanto o Brasil ainda debate o uso de térmicas e fontes que utilizam combustíveis fósseis, que custam caro à população e ao meio ambiente, o Chile dá uma aula de como avançar e lança um dos maiores parques de baterias da América Latina. A Atlas Renewable Energy, afiliada à Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (Absae), inaugurou na última quinta-feira (24) 200 MW (megawatts) em baterias no deserto do Atacama.


Com capacidade de armazenamento de 800 MW, o projeto utilizará essa tecnologia para armazenar o excesso de energia solar gerada durante o dia e redistribuí-la nos horários de pico de consumo, aumentando a estabilidade da rede elétrica e reduzindo a escassez de energia renovável.


Para o presidente da Absae, Markus Vlasits, essa é mais uma demonstração de que o Brasil está ficando cada vez mais atrasado, enquanto poderia ser uma grande potência. “Temos defendido com afinco que as empresas têm total capacidade para atender o mercado brasileiro. O exemplo está aí, uma associada nossa com um projeto dessa magnitude”, explicou.


Diferente do Brasil, o Chile já tem regulamentação nacional para a instalação de sistemas de armazenamento BESS, passando a ser um dos maiores produtores desse tipo de energia da América Latina. Com a instalação desse projeto, o Chile fica bem próximo de atingir a meta de 2 GW de capacidade até janeiro de 2026 — valor que havia sido projetado para 2030.


“Olhando para o futuro, não é preciso escolher entre sustentabilidade e confiabilidade”, afirmou Carlos Barrera, cofundador e CEO da Atlas Renewable Energy. “Como a BESS del Desierto demonstra, podemos ter ambos. E a América Latina, com sua abundância de recursos, sua juventude e sua engenhosidade, está em posição de liderar essa transformação globalmente.”


Com informações da Atlas Renewable Energy.


*Imagem: Atlas Renewable Energy

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page