Em apresentação no RENMAD BRASIL, conselheiro da Absae afirma que o Brasil está pronto para instituir o BESS
- ABSAE
- há 5 dias
- 1 min de leitura
Atualizado: há 4 dias

Durante esta semana, a Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (Absae) marcou presença no RENMAD BRASIL – Clean H2 & Energy Storage, uma das principais conferências sobre descarbonização e armazenamento de energia no país. A entidade foi representada pelo conselheiro Sérgio Jacobsen (CEO Micropower), um dos palestrantes do evento.
Compondo o painel “Impacto do Mercado Global de Armazenamento de Energia no Crescimento Interno do Brasil”, o conselheiro apresentou tendências internacionais e trouxe um panorama sobre o cenário nacional, apontando fragilidades do setor que poderiam ser corrigidas com a utilização dos sistemas de armazenamento de energia em bateria (BEES). Ele lembrou que já existem vários cases de sucesso internacionais, inclusive, mostrando que a tecnologia vem sim para agregar.
“O evento reuniu especialistas, reguladores, investidores e líderes do setor para debater os caminhos para uma matriz energética mais limpa e competitiva. A utilização do BEES é consenso entre eles. O Brasil tem total capacidade para desenvolver essa tecnologia e precisa disso para o crescimento do setor energético e, principalmente, conseguir baixar os custos das tarifas energéticas no país. Então, não há dúvidas de que o país está pronto para isso”, explicou.
Vale lembrar que recentemente o Ministério de Minas e Energia cancelou o Leilão de Reserva de Capacidade para usinas termelétricas e hidrelétricas devido às judicializações por empresas que não conseguiram cumprir requisitos mínimos de flexibilidade, mostrando a limitação estrutural dessa tecnologia frente às novas necessidades do sistema. Para Sérgio essa é mais uma demonstração da necessidade de dar celeridade ao lançamento do LRCAP- Baterias e seguir o exemplo de países desenvolvidos.
*Imagem: Serrgio Jacobsen
Comments