top of page

Em entrevista ao Canal Energia, presidente da Absae fala sobre importância do marco regulatório para o armazenamento

  • 28 de jul. de 2025
  • 1 min de leitura

Atualizado: 5 de ago. de 2025


O presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (Absae), Markus Vlasits, participou do Podcast da TV Canal Energia para falar sobre as expectativas para o crescimento do mercado de baterias no Brasil. A entrevista faz parte da reportagem especial: “Armazenamento de energia: o futuro da transição energética no Brasil.”


Para Markus, o futuro do setor de armazenamento deve ser observado sob três pilares fundamentais: o marco legal, o marco regulatório e as políticas públicas. Ele ressaltou a natureza transversal da tecnologia, que pode funcionar como carga, fonte ou estar atrelada a ativos de transmissão, geração e consumo. “O marco legal é o arcabouço de regras fundamentais que determinam como enxergamos os sistemas de armazenamento”, explicou.


Ele afirmou que um dos principais entraves para o desenvolvimento do setor no Brasil é a ausência de um marco regulatório consolidado. “Quase sempre, quando falamos com investidores internacionais, a primeira pergunta é: qual é o marco regulatório que vocês têm? E hoje, sendo sincero, precisamos responder que temos algumas menções ao armazenamento em resoluções específicas, mas não temos esse marco regulatório completo”, destacou.


Na entrevista, o presidente da Absae abordou também o papel do armazenamento de energia na transição energética, as perspectivas do mercado, entre outros temas relevantes.


 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page