Huawei acredita ser momento ideal para a regulação e leilão de baterias no Brasil
- ABSAE
- 1 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 2 dias

Em entrevista ao Canal Solar, O CTO da Hauwei no Brasil, Roberto Valer, defendeu a regulação do uso de sistemas de armazenamento de energia (BESS) e a realização do Leilão de Reserva de Capacidade para baterias. A empresa chinesa aposta no certame programado para novembro deste ano como um marco fundamental para consolidar o papel das baterias na transição energética brasileira.
“Diante da crescente demanda por fontes renováveis e da necessidade de um sistema elétrico mais resiliente e seguro, o armazenamento de energia emerge como um pilar fundamental para a transição energética. No entanto, para que essa tecnologia possa florescer em solo brasileiro, é imperativo superarmos barreiras regulatórias e desmistificarmos percepções equivocadas”, afirmou.
Valer participou ativamente da última reunião da ABSAE (Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia), em Brasília, que reuniu representantes do setor privado, investidores e parlamentares em um debate estratégico sobre os caminhos para destravar o crescimento do armazenamento no Brasil.
“O encontro da Absae demonstrou que o setor está unido e engajado em construir um futuro energético mais limpo, seguro e eficiente para o Brasil. Agora, cabe ao governo e ao Congresso Nacional darem os passos necessários para transformar essa visão em realidade. O momento é agora. Não podemos perder a oportunidade de colocar o Brasil na vanguarda da transição energética global”, declarou.
Huawei e o Brasil
A Huawei recebeu, em sua sede na China, a visita de Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, para um encontro que reforça o papel estratégico do Brasil na transição energética e no avanço das tecnologias limpas. A visita acontece em um momento decisivo para o setor: a proximidade do primeiro Leilão de Reserva de Capacidade com a inclusão de baterias de armazenamento.
Estiveram presentes Wang Jianfeng, presidente global de Assuntos Públicos e Comunicações da Huawei; Han Shuo, chefe do setor de Petróleo e Gás da Huawei Enterprise Business Group; e Gao Kexin, CEO da Huawei Brasil, receberam o ministro e conduziram uma visita guiada por nossas instalações. Eles apresentaram soluções inovadoras em armazenamento de energia, como os sistemas BESS (Battery Energy Storage Systems), tecnologias para mobilidade elétrica e geração solar inteligente, desenvolvidas para um sistema energético mais eficiente e seguro.
*Com informações da Huawei
Imagem: ABSAE/ Roberto Valer
Comentarios