top of page

Intersolar 2024: começa em SP a maior feira e congresso da América do Sul para o setor solar


Começou nesta terça-feira (27), em São Paulo, a Intersolar South América. O evento é um dos quatro que acontece em paralelo com a Conferência EES South America 2024, congresso voltado para baterias e sistemas de armazenamento de energia na América do Sul.

 

Neste ano, a Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (ABSAE) exerce um papel de destaque. Além de estar presente na Intersolar com um estande próprio, a Associação também é parceira premium e provedora de conteúdo da EES. Nos próximos dias, o presidente da ABSAE, Markus Vlasits, também vai integrar discussões importantes sobre o setor de armazenamento de energia.

 

O primeiro dia de evento foi marcado pela cerimônia de abertura da Intersolar, que contou com nomes importantes do setor, como Rodrigo Sauaia, CEO da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), e Ronaldo Koloskuk, presidente do Conselho de Administração da entidade. Outras figuras do cenário internacional de energia solar também integraram o painel de abertura.

 

Em sua apresentação, Rodrigo Sauaia abordou sobre as oportunidades e desafios da energia solar fotovoltaica. Ele apresentou números do mercado solar fotovoltaico no mundo e ressaltou que houve forte redução de preços dos equipamentos e aumento no interesse pela tecnologia.

 

Ele ainda pontuou a importância da inclusão do armazenamento de energia com fontes renováveis nos leilões de reserva de capacidade, estruturação e aprovação da regulamentação para o setor e o enquadramento no REIDI e debêntures incentivadas.

 

“Nós ainda não temos políticas públicas que apontam para uma meta estratégica, apesar de ontem (26) termos tido o lançamento, pelo Ministério de Minas e Energia, de um programa de transição energética. Tomara que esse programa incorpore metas específicas, como os outros países já têm feito de forma clara e objetiva para estabelecer até quando a gente vai limpar de uma vez por todas a nossa matriz elétrica e ,também, a nossa matriz energética”, disse.

 

Já Ronaldo Koloskuk avaliou que, a longo prazo, a perspectiva para o Brasil no setor solar “é maravilhosa”, mas apontou desafios de curto prazo para o setor de energia que “nos assustam e nos faz dispor de muita energia pra superá-los”, como questão da taxa de juros, que afeta o setor de forma aguda.

 

O presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, Ronaldo Koloskuk, observou que o setor de energia solar no Brasil tem muito espaço para crescer e ressaltou que “a questão do armazenamento de energia vai apoiar a expansão da energia solar”.

 

Entre os participantes internacionais, Florian Wessendorf, diretor geral da Solar Promotion International, chamou atenção pra “soluções inovadoras” que estão impulsionado a indústria solar e defendeu que, para uma infraestrutura mais robusta, “regulamentações são essenciais para sustentar a dinâmica”.

 

Sua fala vai ao encontro com o trabalho da ABSAE, que no último ano atuou junto a órgãos reguladores em busca de soluções regulatórias para o armazenamento das renováveis.

 

O evento vai até o dia 28 de agosto e a inscrição para o congresso pode ser realizada neste site: https://euvou.events/thesmarteresouthamerica2024.

 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
#LOGOS3.png
bottom of page