Powersafe destaca a urgência de implementação do BESS no setor brasileiro de energias renováveis
- ABSAE
- 16 de mai.
- 1 min de leitura

Durante participação no episódio #128 do podcast Papo Solar, representantes da Powersafe — empresa que integra a Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (Absae) — discutiram o cenário atual e as perspectivas para o setor de armazenamento de energia no Brasil. André Ribeiro, gerente de operações da empresa, destacou a necessidade urgente de integrar o armazenamento ao ecossistema das energias renováveis. “Temos um grande desafio pela frente, que é trazer o armazenamento de energia para dentro do setor de energias renováveis”, afirmou.
A conversa também abordou a crescente demanda por sistemas BESS (Battery Energy Storage Systems). De acordo com um estudo recente da Greener, a expectativa é que o setor receba R$ 22,5 bilhões em investimentos até 2030. Somente em 2024, a demanda por esses sistemas aumentou 89% em comparação ao ano anterior. “A Greener projeta que, até 2030, o principal motor do mercado solar será o armazenamento de energia”, ressaltou Ribeiro.
Leandro Alvares, diretor executivo da Powersafe, reforçou o potencial do setor e incentivou a atuação dos profissionais da energia solar. “Os dados apresentados mostram a magnitude do mercado. Para o profissional solar que ainda está pensando em entrar no armazenamento, deve pensar que já está dentro dele”, afirmou.
Comments