top of page

Presidente da ABSAE coordena painel na Conferência EES South America 2024

Markus Vlasists, Presidente da ABSAE, coordena painel na Conferência EES South America 2024

Como parte da programação da EES 2024, que acontece em São Paulo entre os dias 27 a 29 de agosto, o presidente da Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia, Markus Vlasits, coordenou as discussões do painel ‘A importância do armazenamento para a descarbonização da geração de eletricidade na Amazônia'.


O painel discutiu políticas públicas necessárias para promover a adoção de soluções de baixo carbono no Norte do Brasil. Na abertura do painel, Vlasits falou sobre os sistemas isolados, localidades no Norte do país, principalmente no Amazonas, que hoje não estão intercortados com o Sistema Interligado Nacional (SIN). Nesse sentido, o executivo citou a questão da universalização de energia. “Para esses dois temas, o armazenamento tem uma proposta relevante”, observou.


Também participaram das discussões o conselheiro da ABSAE e vice-presidente de Vendas e Inovação da UCB Power, Marcelo Rodrigues, a diretora de transição energética do Ministério de Minas e Energia, Karina Sousa, o Diretor do Departamento de Universalização e Políticas Sociais de Energia Elétrica do MME, André Dias, e o gerente-executivo de engenharia de implantação amazônica da Eletrobras, Thiago Pereira.


Em sua apresentação, Marcelo Rodrigues, conselheiro da ABSAE, trouxe experiências de melhores práticas em eletrificação rural, apresentando cases de soluções de armazenamento. Marcelo destacou que a UCB forneceu baterias para mais de 50 mil sistemas, com soluções individuais e de microrrede, o que impactou mais de 200 mil pessoas.


“A gente está levando energia pra quem não tem energia. Aqui é universalização e claramente esse é um modelo altamente replicável”, enfatizou.

Já Karina Sousa aproveitou sua fala para trazer detalhes sobre o programa ‘Energias da Amazônia’, que tem como objetivo reduzir as emissões de carbono associadas à elevada geração a diesel.


Thiago Pereira, por sua vez, tratou sobre as políticas de descarbonização da energia na Amazônia, ressaltando o papel do armazenamento de energia nesse sentido. Ele destacou o Pró-Amazônia Legal, programa de redução estrutural de custos de geração de energia na Amazônia Legal e para navegabilidade do Rio Madeira e do Rio Tocantins.

Fechando as discussões, André Sousa chamou atenção para o papel do armazenamento de energia nas políticas de combate à pobreza energética, trazendo um estudo de caso o programa Luz para Todos.


As discussões no congresso EES seguem nesta quinta-feira (29), no Expo Center Norte, em São Paulo.

留言

評等為 0(最高為 5 顆星)。
暫無評等

新增評等
#LOGOS3.png
bottom of page