
A Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (ABSAE) marcou presença no CNN Money, nesta terça-feira (18/02), através do seu presidente Markus Vlasits, para discutir o futuro da energia no Brasil. A participação destacou a importância crucial do armazenamento de energia para otimizar o aproveitamento de fontes renováveis e diminuir a dependência de termelétricas poluentes, impulsionando um modelo energético mais limpo e eficiente para o país.
Durante a entrevista, Vlasits ressaltou que o Brasil desperdiça energia limpa devido à carência de infraestrutura adequada para armazenamento, paradoxalmente arcando com altos custos para acionar usinas a gás nos horários de pico. Nesse contexto, defendeu a inclusão do armazenamento no Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP) como um catalisador para atrair investimentos da ordem de R$ 40 bilhões, visando garantir um sistema elétrico mais confiável e eficiente para todos os brasileiros.
"O setor privado está pronto para investir em soluções de armazenamento de energia, mas necessita de previsibilidade regulatória e um compromisso claro do governo com o desenvolvimento deste mercado," afirmou Markus Vlasits durante sua participação. Ele enfatizou que o setor não busca subsídios para a contratação de baterias, mas sim um marco regulatório que incentive o investimento e a implementação de projetos de armazenamento em larga escala, com a expectativa de uma portaria e leilão já em 2024.
A ABSAE acredita que o Brasil possui uma oportunidade ímpar de se consolidar como um líder em energia sustentável e inovadora. Ao priorizar o armazenamento de energia, o país poderá não apenas reduzir custos e emissões, mas também garantir um futuro energético mais seguro, resiliente e alinhado com as demandas de um mundo em constante transformação. A associação segue trabalhando para construir um futuro energético mais brilhante para o Brasil.
Comments